martin scorsese dissecando glauber rocha
scorsese com a fotinho do glauber rocha ao fundo (tirado deste filme aqui)
sempre que vejo entrevista do scorsese me lembro do woody allen. ambos tem o mesmo jeito obsessivo (quase de maníaco) de falar. parece que o cérebro processa as coisas, mas a boca não dá conta de reproduzir na mesma velocidade, saca?
ambos me parecem nerds cinéfilos que adoram o que fazem, a diferença é que o scorsese não virou personagem. o woody allen já se retratou tanto em seus filmes que às vezes suas entrevistas me soam forçadas, nunca sei se é ele mesmo falando ou apenas um personagem interpretando a si mesmo, entende?
no vídeo acima, o diretor rasga elogios a glauber rocha e mostra que realmente se interessa pelo cinema produzido por aqui (ou pelo menos o daquela época do cinema novo). chega ao ponto de comparar a força das músicas do glauber com as de bob dylan. sem falar que compara o baiano ao orson welles. vai vendo.
já no vídeo abaixo ele desce a lenha no canibalismo de hollywood e me parece um pouco decepcionado com a qualidade do cinema feito hoje em dia, apesar de se mostrar animado pelas novas possibilidades do cinema digital.
além disso, ele diz que “o dragão da maldade contra o santo guerreiro” foi enorme influência para fazer “mean streets” e “touro indomável”.
se alguém souber o por quê dessa entrevista sobre o glauber (está em algum documentário ou extra de dvd?), por favor avise.
Filed under: Cinema, Coisas Pop | 2 Comments
Tags:Cinema, cinema novo, Coisas Pop, glauber rocha, hollywood, Martin Scorsese
Sim , a entrevista foi feita para o dvd extra do filme: Antonio das Mortes, ou melhor: O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro… relançado a alguns anos.
Obrigado pela informação. 🙂