caetano veloso explicando a gíria “curtir”
20maio13
olha essa entrevista de 1978 do caetano no vox populi, lendário programa da tv cultura, onde ele explica o significado da palavra “curtir”.
é muito surreal como o apresentador já vem todo carregado de preconceito a respeito da palavra dita por “certos grupos humanos” e o caetano simplesmente destrói o argumento dele e já aproveita para discorrer sobre a importância de se falar gírias. muito massa.
não tenho certeza, mas acho que a discussão sobre gírias se deu por causa do mega-hit do caetano “você não entende nada”, onde ele usa a palavra “curtida” no seguinte trecho:
“Você não está entendendo
Quase nada do que eu digo
(…)
Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento
Você está tão curtida”
vamos se curtir, gente.
Filed under: Coisas Pop, Música, Televisão | 7 Comments
Tags:caetano veloso, Coisas Pop, Música, Televisão, tv cultura, você não entende nada, vox populi
NÃO SEI COMO ELE VEIO NEM SEI COMO ÊLE VAI.A DISTÂNCIA É MUITO GRANDE.É UMA DIMENSÃO DIFERENTE DA MINHA.ÊLE VEIO COM VÁRIOS OUTROS,E TROUXERAM A GAL,QUE AMO.NÃO SEI MAIS ONDE ESTOU.
DESCULPE,MAS NEM ASSISTI…NÃO ENTENDO….
Otimo, muito bom!!! Mas o Caetano mandou bem…
quando caetano usa a expressão ” você esta tão curtida!!!!” ele não se refere ao tempo de maturação?? tipo especialistas em bebidas classificam uma cachaça boa como sendo uma cachaça curtida!! eu intendi isso!!! nada a ver com “curtir” se divertir, gostar!
Sim, na canção ele usa nesse sentido de maturação mas, como ele diz no vídeo, esse é o sentido mais antigo da palavra e por isso causa tanta confusão na cabeça dos mais velhos vendo a juventude usá-la no sentido de divertimento.
‘Curtir’ é entendido como alienante, não-politizado. É isso que incomoda o entrevistador. Ele entende o Caetano como despolitizado, e isso o perturba. É um debate dentro do que o Cacá Diegues chamou, correta ou incorretamente, de ‘Patrulha ideológica’,
e o mais engraçado desse incomodo é a incoerência. toda manifestação ou proposta política visa a melhoria da qualidade de vida para si, para outros ou para o todo. ou seja, visa dar melhor condições para que a vida seja aproveitada, sendo que o curtir é aproveitar a vida que já se tem, o que já existe. é comose apra o entrevistador houvesse uma escolha: viver bem ou fazer os outros viverem bem.
Curtir é aproveitar!