caetano veloso explicando a gíria “curtir”

20maio13

caetano01

olha essa entrevista de 1978 do caetano no vox populi, lendário programa da tv cultura, onde ele explica o significado da palavra “curtir”. 

é muito surreal como o apresentador já vem todo carregado de preconceito a respeito da palavra dita por “certos grupos humanos” e o caetano simplesmente destrói o argumento dele e já aproveita para discorrer sobre a importância de se falar gírias. muito massa.

não tenho certeza, mas acho que a discussão sobre gírias se deu por causa do mega-hit do caetano “você não entende nada”, onde ele usa a palavra “curtida” no seguinte trecho:

“Você não está entendendo
Quase nada do que eu digo
(…)
Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento
Você está tão curtida”

vamos se curtir, gente.



7 Responses to “caetano veloso explicando a gíria “curtir””

  1. 1 Paulo Cesar da Silva Barros

    NÃO SEI COMO ELE VEIO NEM SEI COMO ÊLE VAI.A DISTÂNCIA É MUITO GRANDE.É UMA DIMENSÃO DIFERENTE DA MINHA.ÊLE VEIO COM VÁRIOS OUTROS,E TROUXERAM A GAL,QUE AMO.NÃO SEI MAIS ONDE ESTOU.
    DESCULPE,MAS NEM ASSISTI…NÃO ENTENDO….

  2. quando caetano usa a expressão ” você esta tão curtida!!!!” ele não se refere ao tempo de maturação?? tipo especialistas em bebidas classificam uma cachaça boa como sendo uma cachaça curtida!! eu intendi isso!!! nada a ver com “curtir” se divertir, gostar!

    • 4 Cadu

      Sim, na canção ele usa nesse sentido de maturação mas, como ele diz no vídeo, esse é o sentido mais antigo da palavra e por isso causa tanta confusão na cabeça dos mais velhos vendo a juventude usá-la no sentido de divertimento.

  3. 5 Vinicius

    ‘Curtir’ é entendido como alienante, não-politizado. É isso que incomoda o entrevistador. Ele entende o Caetano como despolitizado, e isso o perturba. É um debate dentro do que o Cacá Diegues chamou, correta ou incorretamente, de ‘Patrulha ideológica’,

    • e o mais engraçado desse incomodo é a incoerência. toda manifestação ou proposta política visa a melhoria da qualidade de vida para si, para outros ou para o todo. ou seja, visa dar melhor condições para que a vida seja aproveitada, sendo que o curtir é aproveitar a vida que já se tem, o que já existe. é comose apra o entrevistador houvesse uma escolha: viver bem ou fazer os outros viverem bem.

  4. 7 Ricardo Pimenta

    Curtir é aproveitar!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: