como um cego usa o instagram?

04jan13

cego no instagram

certa vez fiz uma matéria sobre as dificuldades que uma pessoa cega enfrenta vivendo na cidade. fiquei impressionado como eles faziam praticamente tudo igual a qualquer pessoa, desde escolher a roupa no armário e saber contar dinheiro sem ser passado para trás até se locomover dentro de casa sem esbarrar em nada. conheci algumas crianças cegas que subiam em árvores, andavam de skate e faziam estripulias como qualquer outra, sem ajuda de ninguém.

lembro que uma das maiores reclamações dos cegos (além de odiarem serem chamados de “deficientes visuais”) era criar coragem de sair de casa e “se fazer notar no mundo”.

isso porque o preconceito e a falta de espaço no mercado de trabalho é grande mesmo existindo uma lei no brasil que obriga toda empresa com mais de 100 funcionários a ter pelo menos 1% das vagas destinado a cegos e outras “deficiências”.

enfim, isso já faz um tempinho e naquela época não existia iphone, redes sociais nem nada disso. o youtube estava apenas começando. o máximo de tecnologia útil para eles eram máquinas de braile mais fáceis de usar e computadores que falavam tudo que era digitado na tela, mas era tudo muito lento e rústico demais se comparados ao que existe hoje em dia.

eis então que hoje me passaram um link para um vídeo no youtube de um cara cego explicando como ele usa o instagram. assista:

daí me dei conta de como a vida deve estar mais fácil para essas pessoas já que, hoje em dia, praticamente todo e qualquer aparelho conversa com você ou já vem com opções de acessibilidade que você pode configurar de acordo com a sua necessidade.

essa semana mesmo estava lendo um artigo que falava sobre como os jogos de videogame atuais (por mais complexos que sejam) estão começando a dar mais atenção para jogadores com deficiências. descobri até o site da able gamers, uma fundação que publica análises de games mostrando o quão acessíveis certos jogos são para pessoas que possuem apenas uma mão, são surdas, daltônicas, etc. eles até criaram o prêmio de jogo mais acessível do ano.

este ano o vencedor do prêmio foi o game de futebol fifa 13, pois segundo a fundação ele é “acessível a jogadores com graves deficiências motoras e cognitivas pois inclui a opção de configurar as teclas e botões, além de um modo onde pode ser jogado apenas com o mouse, além de configurações que permitem que todo o jogo possa ser adaptado para cada tipo de jogador debilitado”.

enfim, voltando ao cara cego que publica no instagram. aliás o nome dele é tommy edison, ok?

o legal é que ele é um cara divertido e tem um site bem legal onde responde perguntas sobre como é a vida de um cego e outras curiosidades comuns que todo mundo tem.

olha esse vídeo dele contando como seus pais lhe deram a notícia de que ele era cego (ele já nasceu assim).

na internet ele se autodenomina como “crítico de filme cego” já que ele publica resenhas de filmes sobre o ponto de vista de uma pessoa cega.

se liga nessa análise do último filme do bátima, por exemplo. interessante o ponto de vista dele sobre a trilha sonora e o fato do filme ter muitos personagens com poucas falas e que pouco acrescentam à narrativa. só servem para confundir o expectador/ouvinte (no caso dele).

é interessante notar que ele nem precisa de muita coisa para se comunicar na internet, nem digitar muito é necessário.

lembro que na época em que fiz a matéria uma máquina de escrever em braile custava quase 10 mil reais. hoje com qualquer smartphone (não precisa ser iphone, ok) já dá ditar o que você quiser que ele escreve para você. sem falar que você pode gravar um vídeo como esse cara fez e em apenas um clique você já bota no youtube, facebook e qualquer outra rede social que você quiser.

esta cada vez mais possível se fazer notar no mundo, seja qual for a sua “deficiência”.



No Responses Yet to “como um cego usa o instagram?”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: