vem aí o red hot + fela

13jun12

ano passado postei aqui sobre os discos a ong red hot, primeiro sobre a coletânia dedicada à tropicália e depois o dedicado à bossa nova. pois, ao que parece, vem mais um disquinho por aí, desta vez dedicado ao afrobeat e ao seu membro fundador e maior expoente: o nigeriano fela kuti.

red hot + fela também tem como objetivo arrecadar fundos para instituições de assistência a pessoas portadoras do vírus hiv e, pelo que eu entendi, deve sair até o final do ano. no entanto, já liberaram a primeira música deste projeto no itunes.

“lady” é uma música do fela kuti onde ele critica a “ocidentalização” das mulheres africanas que cada vez mais querem se parecer com as mulheres européias, o que num certo sentido é meio irônico já que ele atribui isso ao avanço dos movimentos feministas, e o fela era um cara misógino, né?

para esta faixa, os trabalhos ficam por conta do tune-yards com participações da africana angélique kidjo, da rapper akua naru, do questlove (baterista do the roots) e de músicos do antibalas. confere aí:

o projeto também liberou um vídeo com os bastidores da gravação:

vale dizer que, extra-oficialmente, o fela kuti morreu de aids, já que ele não acreditava que a doença realmente existia e recusou tratamento.

muito marrentinho.



No Responses Yet to “vem aí o red hot + fela”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário