“human highway”, o filme do neil young com o devo

31maio12

em 1978 o neil young tinha o projeto de um filme sobre o fim do mundo, mas ninguém queria embarcar na idéia dele. “human highway” é uma comédia que conta a história do último dia do planeta terra sob o ponto de vista dos moradores de um vilarejo no interior dos estados unidos próximo a uma usina nuclear que vive tendo vazamentos radioativos.

diz que o neil young queria tanto fazer este filme que, além de atuar, escrever o roteiro e co-dirigi-lo, ele pagou todo o orçamento do filme com grana do próprio bolso (cerca de 3 milhões de dólares).

no filme, o ele interpreta (muito bem aliás) um mecânico idiota que sonha em se tornar um astro do rock enquanto tenta conquistar a garçonete gata de uma lanchonete de beira de estrada que, por sua vez, também acha que é cantora. o elenco conta ainda com uma participação especial do dennis hopper como o cozinheiro alucinado da tal lanchonete.

fui ler na wikipedia e lá diz que durante as filmagens o dennis hopper estava tão louco e chapado que um belo dia, enquanto “ensinava” um truque com facas para a equipe do filme, acabou machucando a atriz que interpretava a garçonete e foi internado numa clínica de reabilitação.

aliás, o filme todo é cercado de bizarrices e lances meio surreais tais como lasers piscando na tela sem nenhum motivo, sons que ninguém sabe de onde vêm, números musicais e… extraterrestres!

veja o trailer e tire suas próprias conclusões:

mas o que mais me chamou a atenção e me motivou a escrever este post é que os caras do devo também participam do filme interpretando os funcionários desastrados da usina nuclear responsável pela porra toda.

destaque especial para a parte em que eles tocam uma versão de “worried man blues” enquanto carregam uma caminhonete com galões de lixo radioativo.

essa música, na verdade, é uma canção folk da década de 1930 que versa sobre o medo do avanço do fascismo, mas aqui eles deram uma roupagem toda new wave que se encaixa totalmente no contexto do filme. eu achei brilhante. saca só.

primeiro a versão folk na voz do woody guthrie (essa música foi gravada por muita gente, inclusive pelo johnny cash):

e a versão do devo:

além dessa canção, eles também tocam uma versão nada menos que ESPETACULAR de “hey hey my my” com o próprio neil young. detalhe: o vocalista do devo canta de dentro de um berço. só isso.

pérolas como essa você não vê todo dia, portanto, assista logo antes que retirem do youtube. a música em si começa a partir de 04:30.

não vou dizer que o filme é bom, porque não é. mas é bem interessante ver como um cara do porte do neil young insiste em fazer um projeto desses.

acho que coisa parecida só vi com “christmas on mars”, do flaming lips. tanto no que diz respeito à loucura/bizarrice quanto na vontade de fazer uma coisa que, aparentemente, ninguém vai dar a menor bola.

“human highway” estreou nos cinemas em 1982 e só foi lançado em vhs em 1995.



No Responses Yet to ““human highway”, o filme do neil young com o devo”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: