o que é beatles?

10maio11

esse vídeo me lembrou da vez que disse a uma amiga que joão bosco e vinicius eram artistas solo e ela ficou desesperada achando que a dupla sertaneja joão bosco e vinicius (que eu nem sabia que existia até então) tinha se separado. ela nem fazia idéia de que já existia um joão bosco e um vinicius de morais bem antes dessa tal dupla e quem ficou com fama de ignorante fui eu. vai entender.

mas esse assunto é bom.

nessa era digital em que as pessoas escutam apenas músicas avulsas ao invés de ouvirem um disco inteiro, onde a música é consumida intensamente através das trilhas sonoras de filmes, seriados, videogames e até mesmo pelo youtube me pergunto como fica a cabeça do jovem para absorver tudo isso.

tudo bem que essa geração que está entrando na adolescência agora já é muito mais esperta que a minha e que eles já nasceram conectados na internet e são totalmente multitask. no entanto, percebo que ao mesmo tempo em que consomem tudo muito rápido e de forma instantânea, também não dedicam muito tempo para refletir sobre o que estão consumindo.

por exemplo, conheço uma turminha na faixa dos seis, sete anos de idade. certa vez, durante uma sessão de um game no estilo desses guitar-hero, rockband etc perguntei se eles já tinham visto o rosto do cara que cantava a música que eles estavam jogando, que no caso era do bon jovi. qual foi a minha surpresa ao descobrir que eles achavam que bon jovi era uma banda virtual.

acho que nunca havia passado pela cabeça deles que jon bon jovi é um artista de carne e osso com mais de vinte anos de carreira, mas se bobear eles sabiam todas as músicas da banda.

ou seja, o problema desse mundo hiper-conectado e ultra-veloz em que vivemos atualmente é a falta de reflexão e contexto e ninguém parece estar muito preocupado com isso. não me espanta se, hoje em dia, existirem pessoas que acham que os beatles são meros avatares ou personagens de videogame ao invés de uma banda real.

outro fenômeno que já andei observando: pessoas de meia idade (casa dos 40 e muitos, 50 e poucos anos) ouvindo músicas que geralmente jamais se interessariam em pesquisar a respeito. exemplo: outro dia peguei minha mãe e tias trocando cds (mixtapes, olha isso!) com músicas de artistas como cat power, sondre lerche e joana newsom, por exemplo.

ou seja, elas estavam curtindo artistas humm… “indies”… que não tem tanta divulgação assim simplesmente porque ouviram suas canções em trilhas de novela e filmes. só faltou o contexto.

perguntei se elas sabiam alguma coisa sobre tais artistas ou se já tinham ouvido outras canções dos mesmos. a resposta – como era de se esperar – foi negativa. mas, veja bem,  já há um caminho novo se abrindo a partir dessa brincadeira aí, não? 

tudo que é bom sempre tem um lado ruim. e vice versa.

no mais, eu vejo essa mudança de paradigmas com bons olhos. agora é ajustar esses ruídos de comunicação e esperar para ver o que sai daí.



No Responses Yet to “o que é beatles?”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

