cinema mundial sobre o brasil: um bando de macaquitos

20abr11

veja como uma coisa leva a outra e como a internet é genial. enquanto fazia o post sobre o trio caetano, devendra e beck cheguei ao documentário sobre a música brasileira vista pelo olhar gringo. daí lembrei deste filme sensacional da lúcia murat sobre como o brasil é retratado pelo cinema internacional (especialmente hollywood).

“olhar estrangeiro” mostra a saga da diretora atrás de cineastas, atores, roteiristas e mais um monte de gente que já fez filmes que foram rodados por aqui ou simplesmente já citaram o país em algum momento, para saber por que eles escolheram o brasil e o que de fato eles sabem sobre o país. ela vai atrás do diretor de james bond ao pessoal que fez “anaconda”, por exemplo.

o resultado é um verdadeiro levantamento histórico do nome do brasil na cinematografia mundial.

nem sou patriota nem nada (muito pelo contrário), mas confesso que fiquei chocado e até com um pouco de raiva de certas pessoas que aparecem no filme. esse tal de zalman king que aparece no trailer chega a dar pena. o cara fez um monte de filmes por aqui com gente andando pelada nas ruas, com bandidos sempre fugindo para o rio, com chimpanzés passeando livremente em ipanema e começa dando a entrevista todo arrogante e tal.

conforme a lúcia murat vai desconstruido a visão dele em relação ao brasil explicando que aqui não se fala espanhol, não tem macacos na praia, o topless não é permitido, etc… a ficha dele vai caindo e no fim ele quase chora de arrependimento diante das câmeras. auto-intitulado como “cineasta fracassado”, se bem me lembro, ele diz que hoje em dia só consegue trabalho como diretor em pornografia trash ou algo do tipo. coitado. NOT.

além disso dá para notar os mecanismos que envolvem a criação desses clichês sobre o país. para hollywood esses clichês são fundamentais do ponto de vista financeiro e são criados propositalmente. percebe-se que eles estão literalmente cagando para nós (e para o resto do circuito “off-hollywood”, né?). a imagem do brasil vem mudando lá fora, mas acho que, em grande medida, isso ainda é forte.

apesar de ser curtinho, “olhar estrangeiro” é interessantíssimo, bem humorado e tenta evitar ao máximo o viés antiamericano que geralmente surge em discussões sobre o assunto.

já é um grande passo, afinal não dá para virar o jogo cometendo os mesmos erros e criando os mesmos preconceitos que eles tem conosco para com eles, né?

super recomendo.



One Response to “cinema mundial sobre o brasil: um bando de macaquitos”

  1. O buraco é até mais embaixo, porque nem precisa sair do Brasil pra que se criem toda sorte de estereótipos e Brasis exóticos. Há exemplos toda semana de como os Brasis não se conhecem – lembro agora de uma entrevista recente onde os caras de uma banda paulista da moda falam no desejo de tocar no estado de Amazonas, por ser selvagem e tal. É ridículo, mas é compreensível, eu sei que não é assim, mas a palavra Amazonas pra mim remete direto à selvas e cobras e índios. Está incrustado no consciente coletivo. Eu vivo aqui no extremo sul, e o Rio pra mim também significa mulher gostosa se fresqueando na praia, todos os prazeres disponíveis ali na esquina, enfim, a receita de felicidade hollywoodiana. É claro que me esforço e me informo no sentido de vencer essa imagem artificial, embora sempre exista algo de verdadeiro nela. Da mesma forma, vejo o extremo sul sendo estereotipado por brasileiros. Acho sinceramente, e sem ressentimentos patrióticos, que não existe um Brasil, e sim uma imagem-Brasil, e que esta é antes produzida pelo fluxo de informações historicamente convergentes no centro do páis (Rio-São Paulo), e posteriormente reproduzida pelo exterior.
    Ufa, não era pra ser uma dissertação. O blog aqui é afudê, valeu.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: