beastie boys e o marketing eficaz

08abr11

hoje em dia, onde ninguém mais quer pagar pela arte que consome, todo mundo ainda está tentando encontrar um modo eficaz de vender e divulgar seu trabalho. é um jogo de tentativa e erro, só que alguns insistem em errar.

a babaquice do momento é esse lance de bandas divulgando teasers de trinta segundos de músicas ou discos que serão lançados em breve. sinceramente, não vejo sentido nisso, principalmente quando se trata de artista em começo de carreira. qual a vantagem de se ouvir trinta segundos de músicas que duram, em média, três minutos? até entendo quando se trata de um clipe ou vídeo pois a imagem tem um poder de sedução maior, mas… teaser de áudio? ou libera tudo ou não libera.

na internet, onde tudo é muito rápido, quem não sabe se comunicar de forma sucinta e direta acaba não sendo ouvida. e cada vez mais percebo que os artistas estão perdendo o dom ou simplesmente desdenhando do poder de um bom refrão. cada vez mais os refrões são medíocres e o não-refrão é tido como cool (vide as pessoas que acharam último disco do radiohead “genial”. não é, aceite!).

até gosto de bandas esquisitas que usam métricas e compassos diferentes e tal (falo mais sobre isso em breve) mas música pop boa tem que ter refrão pegajoso, de preferência que seja assoviável, o que não significa que precise irritar o ouvinte, veja bem.

portanto, levando em conta que a maioria desses teasers não mostram o refrão (porque hoje em dia ele quase não existe) essa tática é perda de tempo.

veja por exemplo a tática de marketing dos beastie boys. eles estão para lançar “hot sauce committee part two”, seu novo disco, e ao invés de lançaram teasers de trinta segundos que ninguém vai ouvir fizeram um teaser em vídeo para promover o álbum.

o detalhe é que o vídeo conta apenas com jack black, will ferrell, seth rogen, elijah wood, rainn wilson, chloe sevigny, john c. reilly, susan sarandon e mais uma cacetada de gente legal botando banca e meio que parodiando os clipes-paródia da banda. me parece uma idéia eficaz já que até quem não conhece ou não é fã da banda vai querer assistir o clipe.

tudo bem que nem todo mundo tem o cari$$$ma dos beastie boys para reunir tanta gente legal, mas só pelo fato de fugir da mesmice já ganha pontos comigo.

esse vídeo faz parte de “fight for your right – revisited” um filme de 30 minutos que de ve ser lançado em breve para divulgar o novo disco e, como o próprio título diz, promete ser uma versão estendida, cheia de referências e mais insana do clipe lançado em 1987.

repare que o vídeo acima foi gravado na mesma esquina que aparece na capa do paul’s boutique”. no site da banda já dá para ouvir a música “make some noise”, que estará no disco novo, na íntegra.

ps: o elijah wood imitando o ad-rock ficou espetacular.



One Response to “beastie boys e o marketing eficaz”


  1. 1 beastie boys e o marketing eficaz « let it blog | Follow News

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: