tudo é remix

11fev11

“every thing is a remix” é um projeto de kirby ferguson e segue  a mesma premissa do documentário “rip: a remix manifesto”, já bastante comentado aqui.

dividido em quatro partes, o projeto de kirby tenta refletir sobre essa nova era digital em que vivemos e mostrar que hoje em dia nada se cria, tudo se apropria. tudo que o ser humano cria é influênciado por algo que já foi feito antes.

no primeiro capítulo, focado na música, ele cita o mesmo exemplo usado em “rip…”, mostrando que a carreira inteira do led zeppelin poderia ser considerada um grande plágio da obra de blueseiros americanos antecessores. (e ainda tem gente que chama o led de heavy metal. é blues, porra!).

isso vale para praticamente todas as bandas de rock dos anos ’60, vale dizer.

o segundo capítulo, mais inspirado, mostra como tudo em hollywood é auto-referente e como isso se intensificou exponencialmente com o surgimento de quentin tarantino.

é interessante notar os dados citados no documentário: 74% dos filmes que figuram nas listas top 10 de maior arrecadação de seus respectivos anos são seqüências, remakes, ou adaptações de quadrinhos, games ou livros. apenas 26% são de obras originais.

isso sem falar que hollywood descobriu sua galinha dos ovos de ouro: as franquias. e lá se vão dezenas de filmes do james bond, star wars, harry potter e afins. pura regurgitação pop.

é pra se pensar.

por serem vídeos de 10 minutos, a tese do diretor não é muito aprofundada, mas vale a pena assistir. principalmente pela parte em que ele mostra as influências e referências que tarantino inseriu em “kill bill”.

as partes 3 e 4 de “everything is a remix” devem ser finalizadas ainda este ano e certamente postarei por aqui. se vale alguma coisa, nos episódios vindouros, eu sugiro falar sobre premiações tipo oscar, grammy etc.

taí um instrumento genial de marketing baseado na auto-referência que foi inventado por hollywood e extendido para diversas outras áreas. 



No Responses Yet to “tudo é remix”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: