documentário sobre o new york times

26jan11

ok, não é bem assim. “page one” é um documentário dirigido por andrew rossi e faz parte da edição deste ano do festival de sundance que está acontecendo desde a semana passada em utah, nos eua. o diretor passou 14 meses infiltrado na redação do the new york times, um dos jornais mais importantes do mundo, acompanhando reuniões de pauta, investigações e entrevistas.

o detalhe é que isso aconteceu durante a crise econômica de 2008 e a grande quebra da mídia estadunidense quando vários jornais simplesmente fecharam as portas ou tiveram demissão em massa. o próprio new york times demitiu cerca de 100 profissionais neste período e, pelo visto, tudo isso é mostrado no filme.

“page one” parece ser o primeiro documentário que registra esse novo paradigma pelo qual o jornalismo e as mídias em geral vem tentando se adaptar: pós-kindle, ipad, expansão da internet banda larga, gratuidade da informação, etc, e discute a falência (ou não) da mídia de papel, entre outros temas pertinentes.

o tema é excelente e daí pode sair um filme bem interessante. o perigo é esse “page one” servir apenas como um libelo em defesa da grande mídia (que tem sim grande culpa nessa história toda). não achei nenhum trailer deste filme ainda (acho que deve sair nos próximos dias) mas aqui tem um trecho do filme onde um jornalista do nyt tenta entrevistar julian assange, homem-chave por trás do wikileaks.

parece promissor.



One Response to “documentário sobre o new york times”


  1. 1 trailer do filme sobre o new york times « let it blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: