quando o jornalismo vira publicidade

27ago10

o ny times fez uma matéria sobre como as irmãs serena e venus williams implantaram um novo paradigma no tênis e como a força física mudou a forma como o esporte é praticado pelas mulheres. para ilustrar a reportagem convidaram algumas das tenistas que mais se utilizam deste recurso dentro de quadra para rebater algumas bolas. o resultado foram vídeos lindos dirigidos por dewey nicks com a ajudinha do nosso querido slow-motion. olha só:

elena dementieva

serena williams

victoria azarenka

kim clijsters

samantha stosur

jelena jankovic

vera zvonareva

dá para ver os vídeos em melhor resolução aqui.

com os vídeos acima fiquei me questionando o uso de certos artifícios publicitários no jornalismo. repare que de jornalístico esses vídeos não tem nada. parecem mais editoriais de moda com as tenistas todas maquiadas e milimetricamente vestidas com roupas sensuais e que nunca seriam usadas dentro de quadra. se no final do vídeo aparecesse um “just do it” também seria totalmente plausível.

qual a diferença entre botar esses vídeos cool no site ou a foto de tenistas suadas em roupas apertadinhas na capa do jornal? esses vídeos ajudam no entendimento da reportagem em si? nem um pouco. são bonitos de se ver e vão aumentar o tráfego no site do ny times de forma momentânea? sem dúvida.

na era das mensagens instantâneas e cada vez mais concisas me parece que mais vale saber fazer uma boa manchete em 140 caracteres do que um recheio que sustente esta manchete. com o consumo e descarte de notícias cada vez mais rápido, jornalistas estão tratando o jornalismo como produto. nada contra, veja bem, mas isso é papel da área comercial dos jornais e não dos jornalistas.

é preciso saber distinguir e deixar claro para o leitor/ouvinte/telespectador: jornalismo é jornalismo. publicidade é publicidade.



2 Responses to “quando o jornalismo vira publicidade”


  1. 1 vibração num prato de bateria filmada em slow motion « let it blog
  2. 2 a maldade no cinema « let it blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: