tiger woods: símbolo de um mundo doente

12abr10

a nike, assim como fez com ronaldo no caso dos travestis, demonstrou apoio a tiger woods depois do “escândalo” sexual que o esportista mais rico do universo se meteu e que, nos últimos meses, vem pautando jornalistas carniceiros ao redor do mundo todo. na campanha lançada na semana passada, o golfista aparece sério, calado, olhando fixo para a câmera enquanto a voz de seu pai (morto em 2006) surge questionando as aspirações do filho. se liga no texto:

“Tiger, I am more prone to be inquisitive, to promote discussion. I want to find out what your thinking was. I want to find out what your feelings are. And did you learn anything.”

obviamente, a gravação do pai deve ter sido feita para uma ocasião onde o objetivo seria exaltar as escolhas do filho que resultaram em seu sucesso profissional e (do ponto de vista marqueteiro) pessoal. dada as atuais circunstâncias, me pareceu que a nova campanha  não passa de uma bronca, um pito, uma liçãozinha de moral no maior atleta do planeta. um puxãozinho de orelha moralista travestido de apoio emocional.

fico me perguntando quem é que ainda bota fé em atletas, músicos ou celebridades em geral que aceitam ser meros joguetes na mão de publicitários e empresas multinacionais pelo simples medo de perder (deixar de ganhar é o termo correto) alguns milhõezinhos na conta bancária.

veja bem, acho ótimo que essas pessoas façam campanhas publicitárias e ganhem rios de dinheiro. bom pra eles. a questão não é essa. a questão é que hoje em dia parece que as pessoas se conformaram em serem vistas como meros produtos, não praticam seu direito de dizer não, de jogar tudo para o alto, não assumem seus atos e não dizem o que querem dizer por medo de serem rechaçadas. não querem o confronto. “fica como está que é melhor pra todo mundo”, entende?

pessoalmente, acho um absurdo neguinho ter que vir a público se explicar por algo que fez “de errado” em sua vida particular. seria muito mais digno o ronaldo vir a público dizer que saiu sim com travestis, e daí? michael phelps poderia simplesmente dizer: “FUMEI MACONHA SIM, PORQUE EU QUIS”. ponto final.

fico pensando se o romário apareceria num jardim todo florido ao lado da patrícia poeta se desculpando por ter várias amantes, por ter fugido de concentração em plena copa do mundo. sem falar em coisas piores que ele já aprontou por aí. não só não faria como nem sequer passaria pela cabeça dele, ou você acha que ele, à epoca, pediu desculpas por pintar o zagallo e o zico (lendas vivas) na porta do banheiro de sua boate? e isso não o faz menos ídolo. entende onde eu quero chegar?

quer dizer, fazer comercial de cerveja nos intervalos das partidas pode. mas, “para o bem do futuro de nossas crianças”, sair com travestis é proibido? que porra é essa?

bill clinton deveria sofrer impeachment por fazer sexo na casa branca? claro que não. desde que cumpra com seus deveres, ninguém tem nada com isso. ele que se acerte sozinho com a hillary.

não estou defendendo os atos “pecadores” dessas celebridades. defendo o direito (e dever) delas assumirem seus atos, ou simplesmente de ficarem calados. porque, convenhamos, uma sociedade que precisa de exemplos morais de uma pessoa só porque ela sabe chutar bem uma bola, ou compor uma música, é uma sociedade doente. uma sociedade onde vale mais uma logomarca na testa do que um pensamento na cabeça.

o que é mais imoral: o tiger woods que traiu a esposa com mais de uma dúzia de mulheres ou a nike que vai embolsar milhões em cima dessa história dando uma de “joão sem braço”? ou você acha que eles fizeram essa campanha porque eles tem amor no coração?

o tom mórbido do vídeo diz tudo, não?



One Response to “tiger woods: símbolo de um mundo doente”


  1. 1 o dia que elvis costello foi banido do saturday night live (let it blog) « Clube Social das Banalidades's Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: