versão demo de “yankee hotel foxtrot”

02abr10

olha que belezinha esse disquinho que venho ouvindo sem parar ultimamente. é a versão demo do “yankee hotel foxtrot”, disco clássico do wilco e um dos melhores da década que se acabou há pouco.

você já deve conhecer a história desse disco. a banda fez o álbum, a gravadora não quis e rompeu o contrato alegando ser “anti-comercial demais”. a banda então deu o disco de graça na internet. imediatamente várias gravadoras fizeram fila para assinar com jeff tweedy e cia. no fim, a própria warner (que havia rompido com eles) acabou assinando com a banda, por meio de uma de suas subsidiárias, com um contrato que valia o dobro do anterior. ou seja, a gravadora pagou duas vezes pelo mesmo disco. ah, essas gravadoras… depois botam a culpa na internet e na pirataria pela falência do negócio que eles mesmos não sabem administrar.

tem até um documentário – i am trying to break your heart – sobre o processo de feitura do disco que, além da disputa da banda com a gravadora, mostra bem o deterioramento do relacionamento entre jeff tweedy e jay bennet, então cabeças do grupo. no fim, bennet foi expulso da banda e processou o ex-companheiro por falta de pagamento de direitos autorais. ele morreu ano passado.

filme recomendadíssimo.

o interessante dessas fitas demo é notar a crueza, a falta de polimento das músicas. a predôminancia aqui é pelo acústico, pelo suave. eu até acho que algumas canções, na versão final, ficaram um pouco super produzidas demais, as vezes um pouco mais de simplicidade vale mais que mil efeitos mirabolantes no estúdio. talvez por isso muita gente (eu incluso) não considere o disco o melhor da banda apesar de ele ser largamente categorizado desta forma.

algumas músicas que não entraram no disco possuem arranjos onde a percussão quase toma o lugar da bateria. me arrisco a dizer que “corduroy cutoff girl”, por exemplo, no começo é quase um sambinha misturado com beatles. ou jorge ben com rolling stones, você decide. do meio pro fim, a música já descamba para uma pegada meio britpop anos 90. recomendo muito.

abaixo o tracklist:

01 I’m The Man Who Loves You.mp3
02 Camera.mp3
03 Magazine Called Sunset
04 Poor Places
05 Shakin’ Sugar
06 War On War
07 Ashes Of American Flags
08 Cars Can’t Escape
09 Pot Kettle Black
10 The Good Part
11 I Am Trying To Break Your Heart
12 Reservations
13 Let Me Come Home
14 Heavy Metal Drummer
15 Nothing Up My Sleeve
16 Corduroy Cutoff Girl
17 Not For The Season
18 Venus Stopped The Train

dá pra baixar aqui.

via



No Responses Yet to “versão demo de “yankee hotel foxtrot””

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: