filho de camaleão…

05mar10

o cartaz acima é do filme “moon”, uma das surpresas do ano (passado) na ficção científica. o filme foi dirigido por duncan jones e vem ganhando várias críticas positivas das mais respeitadas publicações ao redor do mundo. esse ano o diretor ganhou o bafta de “melhor filme de um diretor iniciante” e virou um dos novos nomes mais cobiçados de hollywood. em 2010 o diretor já fechou contrato para um filme com o jake gyllenhaal e parece ser o próximo hype do ano.

segundo a crítica, o que chama a atenção em “moon” é que trata-se de um filme de ficção científica com um viés existencialista da exploração espacial e não mero artifício para efeitos visuais de última geração. vale lembrar que o (principal) mérito de “2001” do kubrick está justamente aí. outro fator de destaque: “moon” custou meros £2.5 milhões de libras.

mas o que muita gente não sabia é que o diretor duncan jones é filho de ninguém menos que… david bowie!

fruto do relacionamento do camaleão com angela bowie (aquela que inspirou “angie” dos stones), duncan apenas fazia parte do imaginário pop como zowie bowie.

o fato de ser filho de quem é não foi fácil para o moleque que teve que lidar com a fama e os infinitos problemas com drogas de seus pais. sem falar do entra e sai de celebridades na casa da família. o trauma parece ter sido tão grande que ele mudou de nome várias vezes e cortou relações com a mãe que, dizem, nunca deu bola para o filho.

o cara meio que se exilou na suíça para tentar viver uma vida normal e apenas agora, aos trinta e tantos anos, é que duncan parece ter se encontrado como cineasta. e já vem sendo celebrado como uma das promessas do cinema mundial.

 já tentaram associar o filme com a relação tortuosa do cara com a mãe, mas ele, obviamente, nega. só que é quase impossível não lembrar do pai dele: lua, life on mars… né?

o daily mail fez uma matéria bem explicativa da trajetória do diretor. pelo trailer o filme parece ser bem legal. resta saber se verá a luz do dia no brasil.

aguardemos.



No Responses Yet to “filho de camaleão…”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: