melhores discos nacionais de 2009 #1 – “tudo que eu sempre sonhei”, pullovers

12jan10

pullovers_2009.jpg

com este “tudo que eu sempre sonhei” o pullovers parece ter se encontrado. se alguém dissesse que aquela banda indie que cantava em inglês no começo da década se tornaria a banda versão 2009 que vemos aqui, é provável que ninguém acreditasse. e a mudança foi para melhor. o grupo acertou na mosca ao adotar as letras na língua pátria e encontrou a fórmula perfeita entre o samba paulista, a mpb do clube da esquina e o rock indie (que a esta altura já virou grife).

 a grande proeza do disco é conseguir juntar harmonicamente todas essas referências e ainda assim obter um resultado original com a pecha de “rock brasileiro do brasil” sem ter que ser associado ao som dos los hermanos, talvez o mal maior da maioria das bandas atuais que tentam misturar mpb com o rock.

aqui nada soa forçado, muito pelo contrário. o disco é impecável de ponta a ponta. desafio qualquer um a citar (com argumentos plausíveis) pelo menos uma música ruim nesse disco. é o tipo de álbum que já nasceu clássico. luiz venâncio, mente por trás do grupo, conseguiu alinhar lirismo, erudição e temática adulta ao pop perfeito de melodias assobiáveis. destaque para a produção enxuta que evita excessos e malabarismos.

se os jovens desse país tiverem vergonha na cara, na próxima década várias bandas surgirão se dizendo influenciadas por este disco. seguindo o carma do velvet underground, “tudo que eu sempre sonhei” é o tipo de disco que talvez seja pouco (re)conhecido agora, mas ainda vai gerar muita banda influenciada por ele. e a música título é uma pérola.

pullovers“tudo que eu sempre sonhei”, (2009)

01 – tudo que eu sempre sonhei
02 – o amor verdadeiro não tem vista para o mar
03 – 1932
04 – Marinês
05 – lição de casa
06 – quem me dera houvesse trem
07 – Marcelo ou eu traí o rock
08 – futebol de óculos
09 – sambinha salgueiro
10 – o que dará o salgueiro
11 – semana
12 – todas as canções são de amor
13 – tchau

download.



No Responses Yet to “melhores discos nacionais de 2009 #1 – “tudo que eu sempre sonhei”, pullovers”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

