melhores discos nacionais de 2009 #3 – “uhuuu!”, cidadão instigado

07jan10

para ouvidos desavisados ou desatentos este “uhuu!” soa como um disco bizarro que tenta mesclar o brega nordestino com rock. e, na verdade, o disco é exatamente isso. numa primeira audição o álbum não desce bem, entala na garganta e fica difícil entender porque o cidadão instigado é uma banda tão reverenciada pela “imprensa indie” no brasil.

a verdade é que, deixados os pré-conceitos de lado, e impondo-se a uma audição mais cuidadosa fica escancarada a qualidade do disco. entende-se, por exemplo, que a estética “brega-indie” utilizada é proposital e que há muito mais que isso nas várias camadas sonoras do disco. fernando catatau, mente por trás da banda, sabe exatamente o que quer e o que está fazendo. além de excelente instrumentista se revela um ótimo letrista que contrói suas músicas criando um universo totalmente particular.

 o disco consegue com louvor seu objetivo de mesclar jovem guarda com odair josé, virtuosismo com sagacidade pop, tecladinho anos 80 com rock progressivo, psicodelia e “brega de vanguarda”, mesmo que sejam necessárias várias audições para entender que coisas tão díspares podem conviver harmonicamente. se não descer com uma, duas, três audições, ouça de novo. e de novo. e de novo. até você compreender. porque vale a pena. 

cidadão instigado “uhuuu!”

1. O nada
2. Contando estrelas
3. Doido
4. Dói
5. Escolher pra quê
6. Como as luzes
7. Ovelhinhas
8. A radiação na terra
9. Deus é uma viagem
10. Homem velho
11. O cabeção

download.



No Responses Yet to “melhores discos nacionais de 2009 #3 – “uhuuu!”, cidadão instigado”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário