melhores do ano trama virtual

23dez09

este ano o let it blog foi gentilmente convidado a participar da tradicional votação de melhores discos nacionais de 2009 do portal trama virtual. o ranking contou com votos de jornalistas, blogueiros e “pessoas conectadas com a movimentação nova da música brasileira”.

eu, particularmente, achei o ano de 2009 muito melhor do que o ano anterior no que diz respeito a álbuns nacionais. a qualidade vem subindo bastante visivelmente, tanto na produção quanto nas composições. com direito até – me arrisco a dizer – a alguns álbuns clássicos surgindo (pullovers oi?).

 o pessoal da trama explica a votação:

“A eleição, mais do que acusar as próprias características da câmara votante (jornalistas, blogueiros de 20, 30 e poucos, produtores de festas, de shows, passeando pela mesma idade, aliás veja quem é quem abaixo), descreve um fenômeno bastante identificável pela rua: o de especialização da música de frescor brasileira em conteúdos, e para públicos, que escapam um pouco do radar e do modelo juvenil, ou mesmo jovem. O que é parcialmente desmentido pela presença de bandas como Móveis Coloniais de Acaju e Black Drawing Chalks em posições mais abaixo, visto que são manifestações de apelo ligado à vida universitária e às baladas rock.

se no ano passado (leia aqui) notamos, para além de uma tendência pluralista (diversos gêneros, diversos tipos de “distância” entre os 10 mais citados pelos cerca de 20 jurados), um forte sotaque instrumental na lista, em 2009 podemos verificar a consolidação e o retorno de uma ideia de “música brasileira séria”, e mais do que isso: “música brasileira adulta”.

 aqui dá pra ver as escolhas do pessoal da trama e os resultados da votação. já aqui dá para ver a lista pessoal de todos os votantes.

abaixo segue a minha lista que ainda está sujeita a alterações tendo em vista que ainda não ouvi alguns álbuns que gostaria como, por exemplo, os elogiadíssimos discos do otto e da céu pra ficar em apenas dois.

1. Pullovers – Tudo que eu Sempre Sonhei
2. Romulo Fróes – No Chão, Sem o Chão
3. Cidadão Instigado – Uhuuu!
4. Móveis Coloniais de Acaju – C_mpl_te
5. Black Drawing Chalks – Life Is A Big Holiday For Us
6. Thiago Pethit – Em Outro Lugar
7. Stela Campos – Mustang Bar
8. Lulina – Cristalina
9. Jumbo Elektro – Terrorist!?
10. Nancy – Chora Matisse

a idéia é apresentar todos estes discos aqui nos próximos dias nem que seja apenas com um pequeno comentário a respeito. assim que eu fechar a lista, acho que rola. e ainda tem a lista internacional, os filmes, vixe…



One Response to “melhores do ano trama virtual”


  1. 1 Melhores de 2009: Mustang Bar – Stela Campos | Agência Alavanca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: