remix manifesto

06jul09

bem interessante essa entrevista com brett gaylor, diretor do documentário “rip: a remix manifesto”, numa rádio do canadá. nela o cara discute como as leis de copyright estão “sufocando” a criatividade e como elas eliminam a possibilidade de metalinguagem. ainda cita o caso interessantíssimo de como walt disney tem papel fundamental nessas leis, já que quase toda sua obra foi fundamentada em material de domínio público mas, hoje em dia, a disney ganha milhões apenas em copyright em cima desse mesmo material. walt disney, inclusive, pressionou o congresso americano a mudar as leis de copyright aumentando, desta forma, o tempo exigido por lei para que uma obra seja considerada de domínio público. ou seja, a disney nunca pagou um centavo sequer aos irmãos grimm, por exemplo, mas provavelmente isso nunca vai acontecer com a disney.

a alguns anos atrás a mesma discussão envolveu o parlamento britânico e integrantes de bandas como os beatles e rolling stones, por exemplo, que pressionavam para mudanças nas leis de copyright, já que a maioria das músicas desses artistas entrariam em domínio público antes mesmo de seus autores morrerem.

“rip: a remix manifesto” pode ser visto atráves deste site e baixado legalmente – no esquema “quer pagar quanto?” – aqui (disponível, por enquanto, só pra quem reside nos eua) ou de forma extra-oficial neste profile no youtube. o documentário conta com participações do ex-ministro da cultura gilberto gil, do advogado lawrence lessig e do crítico cultural cory doctorow e tem como foco principal gregg gillis, o girl talk, talvez o maior divulgador do “movimento” mashup no mundo. abaixo o trailer do filme.



2 Responses to “remix manifesto”


  1. 1 tudo é remix « let it blog
  2. 2 quando a indústria do entretenimento dá um tiro no próprio pé « let it blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: