campeonato brasileño 96′

13fev09

a gurizada de hoje não deve saber disso mas, antes do winning eleven, a alegria da molecada era passar as tardes jogando international superstar soccer no nintendinho 8 bits. o jogo tinha jogabilidade incrível para os games da época. dava para fazer gol de bicicleta, de volêio, de calcanhar, fazer embaixadinha (era só ficar sem tocar em botão algum por três segundos), driblar o goleiro, dar cotovelada nos adversários (que gerava o cartão vermelho) e até pedalar igual o robinho anos antes do robinho virar jogador profissional. daí para quem não tinha grana para comprar o original ou queria jogar com seu time de coração ao invés do torneio de seleções, a solução era a versão paraguaia do game (importada via ponte da amizade) conhecida por ronaldinho soccer ou campeonato brasileño ’96 que, por sua vez,  não era só campeonato brasileiro, já que tinha times gringos como ajax, peñarol, boca juniors e toda a champions league, por exemplo. o creme do jogo todo era a narração tosquíssima em portunhol que soltava bordões como “cabezada!”, “paaaasse loooongo!”, “despedjó!!!” e “que bomba!!!!”.

lembro que existiam certos times imbatíveis como paysandú e flamengo e jogadores que eram muito acima da média. qualquer chute que eles dessem já marcava gol, não importava a distância. por isso mesmo, nos campeonatos que fazíamos aqui em casa o lance era escolher o boca juniors, que não era muito forte mas que tinha o maradona no elenco, que corria duas vezes mais que os outros atletas e tinha um chute poderoso. detalhe que no game, o pibe de ouro, aparecia loiro com uma mecha marrom no topo da cabeça, exatamente a fase mais junkie do maradona da vida real. ironia é pouco.

isso sem falar no craque allejo, o maior jogador da história da seleção brasileira. só a perna direita deste fabuloso jogador tinha mais talento que pelé e garrincha juntos. ALLEJO ETERNO.

e ainda tinha os cheat codes que eram os códigos que existiam para trapacear. o mais legal era o que transformava o trio de arbitragem em cachorros.

algum saudosista pegou a narração em portunhol do game e botou sobre imagens de jogos reais. por essas e outras que eu adoro o youtube. sente o drama.

um dos grandes arrependimentos da minha vida foi ter me desfeito do meu super nintendo. hoje em dia pode existir playstation, xbox, wii e outros consoles de última geração, mas nada bate o bom e velho nintendinho 8 bits. aliás, não sei o que eles estão esperando para relançar esses games clássicos. podia ser só uma versão para pc que eu compraria com o maior prazer.

putz… que saudade da minha infância.



One Response to “campeonato brasileño 96′”

  1. 1 Ricardo Penedo

    Como posso adaptar este jogo nups2?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: