nunca subestime uma mulherzinha

13jun08

no último dia 09 fernanda takai esteve em ribeirão preto como uma das atrações da 8ª feira nacional do livro. além de lançar “nunca subestime uma mulherzinha”, seu livro de crônicas, ela também apresentou o show “onde brilhem os olhos seus” como parte da turnê de divulgação de seu primeiro disco solo, homônimo ao show. o disco é uma espécie de tributo a nara leão onde fernanda interpreta algumas canções que faziam parte do repertório da saudosa cantora em versões mais modernas. na banda de fernanda além de mariá portugal (excelente baterista de mão pesada) e do baixista thiago braga, também estão seus colegas de pato fu: lulu camargo nos teclados e john ulhôa (marido de fernanda) nas guitarras. 

quem foi esperando ouvir músicas de sua banda principal pode ter se decepcionado. apesar do disco ser produzido por john e ter participações de alguns integrantes do pato fu ela faz questão de frisar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. são projetos diferentes e a idéia é justamente fazer com que eles não se misturem. e olha que não foram poucos os pedidos para tocar pato fu. eu juro que vi uma pessoa com um vinil (!?) do sexo explícito, a banda que john tinha antes de formar o pato fu, se esgoelando a cada pausa dos músicos.

assim como o disco, o show em momento algum foge do “clima de homenagem” e a cantora faz questão de, antes de cada música, explicar a história de cada uma, quem a compôs, o porquê de ela a ter escolhido para o disco etc. nem por isso o show, se torna chato. fernanda é muito fofa e ganha a simpatia de todos com suas carinhas e dancinhas desengonçadas. confesso, que tem hora que tamanha fofura chega a incomodar. principalmente quando a cantora, na tentativa de ser simpática, começa a falar com voz de criança. nada que comprometa, no entanto. nem a menina que invadiu o palco para abraçar a cantora foi capaz de tirar o humor de fernanda. ela ainda sorriu e tirou foto com a menina em cima do palco.

a banda entrou em cena sob uma base climática de teclados. logo em seguida fernanda surge no centro do palco e, na penumbra, começa a cantar “ta-hi”, sucesso de carmem miranda. seguiram-se então todas as treze canções do disco com as já citadas pausas para contação de “causos”.

“seja o meu céu” ganhou mais suíngue ao vivo com a batida forte da zabumba, “insensatez” e “luz negra” ganharam toques a lá portishead, e “diz que fui por aí” e “odeon” mantiveram a mesma simplicidade e beleza do disco. no entanto, músicas como “canta, maria”,  “estrada do sol” e “trevo de quatro folhas” tiveram suas eletronices, nuances e sutilezas abafadas e quase imperceptíveis pelo fato de o palco ser ao ar livre. tenho a impressão de que se o show fosse num lugar menor, tipo um teatro com acústica perfeita com espaço para os diversos climas do álbum, seria o show do ano fácil. debaixo dos caracóis dos seus cabelos“, e “com açúcar, com afeto não decepcionaram. abaixo o vídeo de “o barquinho”.

como o disco tem pouco mais de trinta minutos, a banda acrescentou várias canções extras ao show (nenhuma do pato fu) que vão de “ben” do michael jackson a “there must be an angel” do eurythmics e “o barquinho” (vídeo acima) cantada em japonês. abaixo a versão que eles fizeram para “ordinary world” do duran duran.

a apresentação provou que o show é mesmo de fernanda e que ela consegue vencer a timidez e segurar a platéia sozinha. john ainda está lá, mas faz questão de ficar enfiado debaixo de um chapéu e escondido no fundo do palco. é a prova de que nunca deve-se subestimar uma mulherzinha.

mais vídeos aqui.



One Response to “nunca subestime uma mulherzinha”

  1. Adorei o post e adorei o show da Fernanda Takai tabm! A voz dela é perfeita! E viva as mulherzinhas! Uhuuuu
    Coloquei o vídeo da Fernanda no blog Newserrado, tah com os créditos tbm, don’t worry!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: