virada cultural paulista 2008 – parte 1

20maio08

aconteceu neste último final de semana, em 19 cidades do interior de são paulo, a virada cultural paulista. em ribeirão preto, segundo estimativa da secretaria de estado da cultura, mais de 35 mil pessoas passaram pelo morro alto de são bento para ver atrações divididas em três palcos. talvez o que explique o aumento de público da edição ribeirão-pretana em relação ao ano anterior (em 2007, um público total de 47 mil pessoas passou pelo evento em ribeirão e araraquara) seja o fato de as atrações terem sido concentradas em um único local com os palcos a poucos metros de distância entre si.

é preciso que se diga, a virada cultural é um evento louvável que deveria se espalhar cada vez mais por todo o país, pois é um excelente instrumento de inserção no mundo das artes para aqueles que, muitas vezes, não têm grana para ir ao cinema que dirá ao teatro ou a shows de música. é uma bela oportunidade, inclusive, para educação musical, para abrir a cabeça da população, enfim, expandir conceitos.

neste quesito a edição de araraquara parece ter saído na frente. enquanto em ribeirão o público teve que se contentar com atrações como kiko zambianchi e ultraje a rigor tocando apenas músicas antigas e sem apresentar material novo, em araraquara as opções eram mais modernas: pato fu, jumbo elektro (deve ter causado estranheza) e del rey. além disso, houve um mini-festival com filmes de zé do caixão (em ribeirão o cinema foi completamente limado da programação).

Hurtmold

deixando a naftalina de lado, uma das poucas boas opções em ribeirão era o show do hurtmold no teatro municipal. como não havia espetáculos simultâneos no evento (depois eu falo mais disso), o teatro ficou lotado e muita gente ficou de fora, até mesmo os músicos pareciam meio surpreendidos pela forma respeitosa com que foram recebidos. teoricamente, seria muito difícil uma banda sem vocalista lotar o municipal em ribeirão num dia “normal”. taí outro grande ponto a favor do evento.

falemos de música, enfim. o hurtmold subiu ao palco às 21h15, quinze minutos depois do horário previsto (justamente para esperar o público se acomodar) para trazer sua mistura de música experimental, post-rock (não seria a mesma coisa?) e jazz com direito a uma hora de repertório. eu, que conhecia pouca coisa deles, no alto da minha ignorância me surpreendi com o som orgânico da banda ao vivo. confesso que esperava mais eletronices e sintetizadores mas o show é quase todo conduzido com os músicos tocando percussão e instrumentos ao vivo. havia momentos que a banda soava como o tal “math-rock”, ou “rock matemático” que anda tão hypado por aí. o som lembra battles, só que menos chato. abaixo o vídeo de “tele”.

depois do hurtmold foi a vez do ultraje no palco principal. e o show é aquela coisa: antes de começar você já sabe o que eles vão tocar, que a banda vai estar animada, que a galera vai gostar e cantar todas as músicas e que nada de novo vai ser apresentado (mal que acomete todas as bandas da “geração anos 80”). e foi exatamente o que aconteceu. nada de surpreendente. os covers manjados de ramones (“sheena is a punk rocker”, se não me falhe a memória) e beach boys (“babara ann“) não foram deixados de lado, claro. até rodinhas de pogo se formaram no meio da galera. abaixo “independente futebol clube”.

no domingo ainda rolaram shows do lobão e da orquestra sinfônica do estado de são paulo com o teatro pedro II lotado. no próximo post eu falo sobre o showzaço do vanguart.

mais fotos aqui e vídeos aqui.



One Response to “virada cultural paulista 2008 – parte 1”

  1. 1 tiago

    legal a primeira parte de sua cobertura, cadu!
    não deu pra eu ir e acredito que não encontrei nenhuma outra matéria completa sobre o evento, parabéns e mantenha esse blog sempre ativo por favor!

    olha, logo vou te convocar para uma segunda tentativa de gravação de bandas, ok?
    dessa vez com roteiro bem organizado hahah


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: