discoteca: camille
camille é uma cantora francesa de 30 anos e que já tem dois álbuns no currículo (na verdade são três se levar-se em conta ‘live au trianon”, um disco ao vivo), o bom “le sac de filles” (2002) e o excelente “le fil” (2005). sua música contém toques de bossa nova, da tradicional chanson francesa e da música pop dos anos 60 produzida em seu país com espaço ainda para experimentações com música eletrônica. ela também já contribuiu com o nouvelle vague. seu último álbum, “le fil”, é composto basicamente apenas por baixo e teclado. e em nenhum momento soam como baixo e/ou teclado. há momentos no disco que parece que as músicas foram compostas para um espetáculo de ballet, tamanha a suavidade e beleza das canções (“quand je marche” é algo).
o disco, além de tudo, é desenvolvido enquanto uma única nota fica soando durante todo o disco, é uma espécie de zumbido que se faz presente nas pausas entre uma canção e outra. uma analogia ao “fio da vida”, daí o título do álbum.
a cantora também se utiliza bastante de recursos como beatbox, palmas e sons tirados de lugares incomuns do corpo, tipo bater com as mãos na bochecha, nas costas etc. uma mistura doida entre hermeto pascoal e barbatuques. como se não fosse o bastante, camille é mó filé. ehehe.
depois de toda a delicadeza do conceitual “le fil”, a moça, que já se apresentou no brasil no festival abril pro rock há uns anos atrás, está prestes a lançar um novo álbum intitulado “music hole”. a data prevista é 7 de abril. no myspace da cantora dá para ouvir duas músicas do novo disco: “money note” e “gospel with no lord”, o primeiro single.
se liga.
Filed under: Música | 2 Comments
Tags:Camille, chanson, Discoteca, discoteca, França, Gospel With No Lord, Le Fil, Le Sac de Filles, Música, Money Note, Music Hole
2 Responses to “discoteca: camille”