Gondry é o cara – parte 2

06dez07

Aproveitando o post anterior sobre o “Be Kind Rewind” – novo filme do Michel Gondry – resolvi postar aqui alguns dos melhores vídeos que ele dirigiu encontrados no youtube. Tem desde clipes fantásticos dirigidos para artistas como White Stripes e Massive Attack, por exemplo,  até filminhos que o diretor cria e joga na internet. O legal é que apesar de muito inventivos e criativos, todos os trabalhos da carreira do diretor parecem ser muito simples de serem feitos. Basta assistir aos famosos “making of” para notarmos a genialidade do cara. Coisas que gente como o Spilberg, por exemplo, demoraria séculos para fazer gastando milhões de dólares, o Gondry parece fazer em semanas gastando muito pouco. Usando apenas a imaginação.

Michel Gondry parece evitar ao máximo os efeitos especiais grandiosos. Ao invés disso, ele opta na maioria das vezes por recursos mais “reais” como, por exemplo, jogo de espelhos, câmera ligada de trás pra frente e recursos de edição que parecem dar mais subtância à sua obra. 

* “Fell in love with a girl” – The White Stripes
Clipe que já entrou para a história dos vídeos clipes de animação. Transformou Jack e Meg White em pecinhas de Lego. O bacana é que quase não foi usado computação gráfica neste clipe e sim stop motion, ou seja, os White Stripes realmente foram construídos em Lego e filmados frame by frame. Genial.

* “The Denial Twist” -The White Stripes
Aqui Gondry se utiliza da mesma técnica utilizada na cena da cozinha no filme “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. É tudo uma questão de perspectiva.

* Michel Gondry resolvendo um cubo mágico com os pés
Vídeo produzido pelo diretor e jogado na internet como um viral. Num primeiro olhar você acha que além de um grande diretor, Michel Gondry ainda tem uma habilidade incomum com os pés. Depois, você pára e pensa: “ok, isso é coisa do Gondry, deve ter algo muito maior por trás disso”. Não deu outra. O viral funcionou e logo depois vários vídeos surgiram desvendando a habilidade incomum que o diretor tem com os pés. É o Gondry mostrando mais uma vez sua criatividade e mexendo com a sua cabeça.

* “The Hardest Button to Button” – The White Stripes
Outro que entra para a galeria dos melhores clipes já produzidos. Daqui dez anos ainda vai ter nego pagando pau para este vídeo. Até os Simpsons já fizeram reverência.

* “One Day”
Curta-metragem dirigido e estrelado pelo próprio Michel Gondry. Após ir ao banheiro “se aliviar”, Gondry passa a ser perseguido durante um dia inteiro pela própria merda que acabou de tentar mandar descarga abaixo. Apenas no final é que se tem a constatação de se tratar de um filme político.

* Chemical Brothers – “Let Forever Be”
Talvez o clipe mais genial de todos os tempos. Nada é o que parece ser. Gondry psicodélico.

* Massive Attack – “Protection”
Outro clipe sensacional e engenhoso. Repara bem nos detalhes. Feito todo em plano-sequência. Uma dica para matar a charada de como foi filmado: tudo que parece estar na vertical, está na horizontal e vice-versa.

* Making Of de “Star Guitar” dos Chemical Brothers
Mais legal do que ver o vídeo pronto é saber como ele foi feito. A mente de Gondry funciona de forma cartesiana não linear, sacou? Primeiro assista o clipe pronto e depois o makinf of. Faz mais sentido.

* “La Lettre” (“The Letter”)
Curta-metragem em preto e branco. O amor é mesmo uma merda.



One Response to “Gondry é o cara – parte 2”


  1. 1 catequizando… « let it blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: